Hipnose Clínica é aquela que é utilizada para fins terapêuticos.
E Hipnose de Palco ou de entretenimento é a Hipnose feita para diversão, demonstrações em público e não tem fins terapêuticos.
Num processo terapêutico, a Hipnose é uma ferramenta muito útil por possibilitar a pessoa em terapia, acessar informações que se encontram no subconsciente e que são causa das perturbações mentais.
A Hipnose em si não resolve absolutamente nada, mas possibilita ao hipnotista ir ao campo de atuação, o subconsciente, que é onde vai atuar e realizar o processo de programação ou reprogramação mental.
A Hipnose de entretenimento, também pode levar a pessoa à regressão de memória, mas, não para fins terapêuticos. Nesse caso a Hipnose é utilizada para a pessoa aceitar as sugestões do hipnotista e, por exemplo, esquecer o nome, trocar o nome, assumir e desempenhar papéis que não assumiria em público em estado de vigília, como fazer um discurso político, cantar, fazer de conta que está tocando um instrumento musical, comer cebola sentindo sabor de maçã, ter comportamentos que não teria fora do estado de hipnose. E assim, tantas outras coisas.