Todos os fiéis que seguem uma das inúmeras religiões, têm na fé, a convicção ou esperança de que serão atendidos em suas preces pela sua entidade de devoção. E muitos são realmente “atendidos”.
Contudo, muitos outros rezam ou oram muito e nunca são atendidos em suas preces. Por que será? Sua entidade não os ouve? Não simpatiza com eles?
Algumas linhas de pensamento entendem que a oração tem, sim, um grande poder e que, realmente, muitas pessoas de fé alcançam grandes resultados a partir da oração.
Porém, essa graça alcançada, atribuída ao sobrenatural, não seria propriamente e diretamente concedida por uma entidade que bondosamente lhe concedeu a graça.
Poder Mental através da Fé
Entendem essas linhas que, se existe um Deus Criador, não seria Ele que diretamente se ocuparia de distribuir as graças para algumas pessoas e não as concederia a outras.
Teria esse Deus, dotado o ser humano de uma capacidade mental paranormal, uma força mental extraordinária?!
E, ainda que a pessoa atribua o resultado ao sobrenatural pela fé, a entidade de devoção seria como que um estímulo ao poder mental que desencadeia essa força mental e o resultado seria em decorrência desse poder presente na mente do homem?!
Sendo assim, não há nada de errado em se obter bons resultados pela religião através da fé, pois, tanto a fé religiosa quanto a fé científica, ao estimular atitudes mentais positivas, ativam o mesmo processo psíquico na mente que produz, então, o resultado desejado.
Todas as religiões são enfáticas em afirmar que Deus é a essência da bondade.
Mas, como admitir que esse Deus concede a graça para alguns dos seus filhos e não concede a outros? Teríamos que admitir que Ele não é tão bom assim.
No entanto, bondoso ao extremo que Ele é, dotou todos os seres humanos de imensas capacidades criadoras, podendo produzir resultados tidos como milagrosos.
Portanto, se você é uma pessoa de fé, que gosta e se sente bem rezando e participando de alguma religião, não deixe de fazê-los, pois, deste mesmo modo, você pode ativar suas capacidades mentais dadas pelo seu Deus e obter grandes resultados em sua vida!
Texto de Vilson Rafael Stolf
Adaptação: Marcela Salomão