A definição mais conhecida de Hipnose é “um estado alterado de consciência”. Em Parapsicologia, entendemos que “Hipnose é fixar a mente num elemento” (Grisa).
Ou seja, sempre que se está super focado em algo, pode-se dizer que se está em hipnose. É como num filme ou num jogo de futebol, por exemplo.
No entanto, cria-se com técnicas apropriadas no processo terapêutico, um estado mental em que o consciente tem a sua atividade e o fator crítico diminuídos.
Desse modo, com a mente focada nas instruções do terapeuta, ocorre a Regressão de Memória.
Por meio dela, torna-se possível acessar informações do subconsciente onde tudo está gravado desde o instante da concepção, segundo a segundo, fato a fato, emoção a emoção.
Além das informações recebidas e registradas diretamente da história da pessoa, estão também gravadas a história de cada ancestral do indivíduo.
Portanto, pela regressão de memória podem ser acessadas as informações do que aconteceu com o pai, mãe, avós, tataravós e até com gerações anteriores que se relacionem de algum modo com a causa dos problemas vivenciados pela pessoa em questão.