Como funcionam o corpo e a mente? Será que um tem relação com o outro? O que você acha? Sempre temos dito que não somos um corpo apenas; na verdade, nós existimos e habitamos um corpo por um certo tempo.[...]
Toda matéria é finita, mas a essência, alma ou espírito, segundo a crença de cada um, seria perene. Contudo, independentemente do que aconteça depois da morte da matéria – do corpo – , sabe-se que a mente, o emocional, atua direta e permanentemente sobre o corpo.
De acordo com o estado emocional, a mente envia comandos para que sejam produzidas certas substâncias químicas para atender as necessidades físicas.
Vamos a alguns exemplos: sempre que estamos tranquilos, serenos e em paz, o comando do sistema nervoso central é para que seja produzido a endorfina, hormônio do bem-estar.
Por outro lado, quando estamos tensos, nervosos, com raiva ou medo, o corpo lança adrenalina e noradrenalina na corrente sanguínea para fazer frente a ameaças ou sensações de ameaças, reais ou imaginárias.
Quando vamos participar de uma competição esportiva, o comando é para que seja produzida adrenalina para que os músculos tenham energia para o esforço que vai ser empreendido.
Já em outros momentos, é produzido serotonina, um neurotransmissor do humor.
Quais emoções mais povoam a sua mente?
Para a mente, não há distinção entre o que se pensa ou se imagina, ela concebe tudo com o mesmo valor, como se fosse realidade. Assim, sabemos que toda atitude mental, real ou imaginária leva, permanentemente, à produção de substâncias químicas para atender as demandas de acordo com a situação de cada momento.
Portanto, tudo começa no mental e repercute no físico. O corpo estará sadio ou doente de acordo com as emoções e sensações de bem-estar ou mal-estar que alimentarmos.
Podemos tomar o exemplo de uma pessoa que desenvolveu câncer e, seguramente, vamos encontrar como causa principal o fato dessa pessoa ter vivido muitos e longos períodos estressantes ao longo da vida.
Como raiva intensa em muitos momentos, tristeza muito intensa e prolongada ou, ainda, mágoa significativa e duradoura. As mesmas razões podem também levar a enfartos.
Sendo assim, é fundamental estarmos atentos a como vivemos mentalmente, às emoções que mais povoam nossa mente. Nosso estado mental leva a uma reação física correspondente que pode manter saúde, criar doença ou até a morte prematura.
Portanto, cuide da sua mente, sem deixar de cuidar também do seu corpo. Você verá que vai ser muito mais fácil ter esse cuidado e terá ainda mais disposição para isso se estiver mentalmente bem! Afinal, ambos fazem parte de um sistema correlacionado! 🙂
Texto do Professor Vilson Stolf