Primeiramente precisamos saber o que é Hipnoterapia. É Hipnose mais Terapia. São duas técnicas com finalidades bem distintas, mas que juntas produzem resultados extraordinários.
A hipnoterapia é frequentemente envolta em mistérios e mal-entendidos, levando a muitos mitos que podem afastar pessoas de seus benefícios. Um dos equívocos mais comuns é a crença de que a hipnose é uma forma de controle da mente, onde o hipnoterapeuta teria poder absoluto sobre o paciente. Na realidade, a hipnose é uma técnica que acelera o processo terapêutico, mas, que o indivíduo permanece consciente e no controle durante todo o processo. A pessoa está consciente, mas, um consciente inativo em que ela não pensa, não analisa, não acha, apenas segue as instruções do hipnotista.
Outra ideia errônea é que a hipnose é apenas uma forma de entretenimento, como visto em shows. No entanto, sua verdadeira essência reside na utilização de estados alterados de consciência para facilitar a regressão de memória acessando o subconsciente que é onde está a causa ou as causas do problema a ser resolvido.
Assim como outros profissionais, o parapsicólogo clínico formado pelo IPACSI – Instituto de Parapsicologia Científica Sistêmica, utiliza-se do método de programação e reprogramação mental subconsciente para promover e/ou facilitar mudanças significativas no comportamento e nas emoções. A eficácia da hipnoterapia já foi comprovada em diversas pesquisas clínicas, mostrando resultados positivos no tratamento de condições como ansiedade, fobias, angústias, depressão, dificuldade de relacionamento entre outros.
Em suma, a hipnoterapia é uma prática terapêutica baseada na colaboração entre terapeuta e paciente, com um foco claro em promover mudanças na estrutura, na base do problema ou dificuldade trazido pelo cliente em atendimento, dificuldade essa gravada em seu subconsciente. Ao desmistificar esses conceitos errôneos, podemos abrir caminho para que mais pessoas explorem os potenciais transformadores dessa abordagem terapêutica. Se você está curioso sobre como a hipnoterapia pode ajudar em sua jornada pessoal, considere buscar um profissional qualificado para orientá-lo nesse processo.
RAPIDEZ E EFICÁCIA
A hipnoterapia traz resultados rápidos, é uma abordagem eficaz e segura. Através do trabalho com a hipnoterapia é possível acessar a mente subconsciente, fazendo a reprogramação de um fato traumático, crenças limitadoras, equívocos na percepção dos fatos entre outros; fazendo com que o resultado seja rápido pois a partir do momento em que a pessoa consegue compreender o fato por outro ponto de vista ela passa a superar esse momento, desmontando o fantasma que a perturbava. Passa a compreender que o trauma não oferece risco a sua sobrevivência, fazendo com que se finde o medo, a ansiedade e fazendo com que se tenha uma caminhada mais alegre e tranquila ao decorrer da vida. A segurança desse método também é garantida, visto que a pessoa já passou pelo momento conturbado, durante a hipnose a pessoa é levada a regressão de memória, é como se estivesse a ver um álbum de fotografias ou revivendo aquele momento, é um momento já superado, reviver esse fato pela última vez não irá prejudicar e sim fazer com que se possa compreender o fato visto de fora.
FUNÇÃO CONSCIENTE DA MENTE
Pode-se dizer que o consciente é onde está a atenção, é ele que diferencia o ser humano dos demais seres vivos, uma vez que apenas o ser humano possui essa função mental. É o que faz o ser humano ser gente. É através do Consciente que é possível analisar, raciocinar, julgar, compreender, comparar, etc.
FUNÇÃO SUBCONSCIENTE DA MENTE
Já o subconsciente é o comandante de nossa vida. Uma vez a programação registrada em nosso subconsciente ela irá ser executada diante de qualquer situação igual ou semelhante. É o subconsciente que faz o ser humano agir da forma que não deseja muitas vezes, também é o responsável pela personalidade de cada pessoa. O subconsciente pode ser comparado a um terreno, pois a semente que lhe for jogada nascerá, seja boa ou seja ruim. Ele move o nosso corpo, os nossos sentimentos e emoções e a nossa realidade. Por mais que queiramos agir conscientemente de uma forma, o subconsciente comanda fazendo com que muitas vezes tenhamos reações indesejadas.
PADRÕES MENTAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Os padrões mentais tendem a partir de um primeiro conceito igualar para todas as demais situações, simplificando o entendimento daquela ideia, imagem ou palavra. Por isso diante de uma forte emoção registramos aquela informação e a mesma será executada em toda situação semelhante. Exemplo: na época de infância você se assustou com um sapo, mesmo que ele não estive lhe oferecendo perigo, ao decorrer da vida sempre que houver a presença de um sapo a emoção da infância irá retornar e fazer vir à tona esse sentimento, a programação registrada é de que o sapo oferece risco à sua sobrevivência e para fugir de tal situação você fará coisas inimagináveis para fugir dessa situação.
COMO A HIPNOTERAPIA PODE ME AJUDAR?
A Hipnoterapia não serve apenas para se livrar de medos, fobias, traumas, ansiedade, a hipnoterapia pode ajudar em casos de insônia, ajuda para conquistar um objetivo, se harmonizar com pessoas ou com situações.
Essa ferramenta exige um relaxamento profundo, ou seja, em estado de hipnose é possível além de realizar reprogramações de fatos traumáticos, fazer também programações para o futuro. Se você sonha em conquistar uma casa, por exemplo, pode imaginar essa casa com riqueza de detalhes, momentos alegres e festivos, a localização etc. e a partir dessa programação ir repetindo essa imagem até que o sonho se torne real.
Há mais de 22 anos o IPACSI é referência em formar profissionais altamente qualificados para exercerem a profissão de hipnoterapeuta. Se você quer desbravar o seu mundo interior através do autoconhecimento e/ou ajudar demais pessoas, venha conhecer o mundo encantador da Parapsicologia.