Antes de falarmos de alternativas para o tratamento da ansiedade e da depressão vamos colocar alguns conceitos básicos:
Ansiedade: segundo o Ministério da Saúde:
“A ansiedade é uma reação emocional que pode estar presente em qualquer momento da vida e ser causada por diferentes situações. É um recurso importante e funcional para o organismo humano, pois é responsável pela adaptação em casos desconhecidos, além de ser encarregada de alertar o corpo e a mente em momentos de perigo. A ansiedade se torna um transtorno quando manifestada de modo exagerado e persistente, atrapalhando diferentes áreas da vida, tornando-a disfuncional.
Os transtornos de ansiedade são uma combinação de fatores genéticos e ambientais, segundo Sheila Caetano, psiquiatra da infância e professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). “Nós ainda não conseguimos determinar o percentual de influência genética e o percentual de influência ambiental. Mas pesquisas mostram que, se a avó tem uma depressão grave, maiores são as chances de o neto ter ansiedade”, explica. Além disso, segundo a especialista, ambientes conturbados também são capazes de desencadear um transtorno de ansiedade”.
Depressão: segundo o Ministério da Saúde:
“É um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. De acordo com estudo epidemiológico a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Segundo a OMS, a prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico.
De acordo com a OMS, a depressão situa-se em 4º lugar entre as principais causas de ônus, respondendo por 4,4% dos ônus acarretados por todas as doenças durante a vida. Ocupa 1º lugar quando considerado o tempo vivido com incapacitação ao longo da vida (11,9%). A época comum do aparecimento é o final da 3ª década da vida, mas pode começar em qualquer idade”.
Hoje percebemos um aumento significativos nos casos de ansiedade e depressão, vamos observar alguns números.
COMO ANDA A ANSIEDADE E DEPRESSÃO DADOS ESTATISTICOS
De acordo com pesquisas realizadas no ano de 2024:
“Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Para as mulheres, a preocupação é ainda maior. Uma pesquisa da Think Olga, uma organização não-governamental de inovação social, revelou que 7 em cada 10 diagnósticos de ansiedade e depressão eram de mulheres.
Entre os motivos apontados para o alto índice desses diagnósticos está a sobrecarga de demandas em casa e no trabalho, além de outras questões”.
COMO A PARAPSICOLOGIA ENTENDE A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE
A Parapsicologia percebe os casos de depressão e ansiedade como sintomas de um subconsciente com programações mentais atrapalhadas… Nada vem do nada, tudo tem uma origem e, só se pode corrigir algo quando se sabe como este algo funciona. Por isso é fundamental saber “como tudo funciona”. Diante dessa necessidade o Parapsicólogo auxilia seu cliente nesse conhecimento, fundamental para dar continuidade ao atendimento. Ao saber como funciona a mente e como se estrutura a personalidade vai se entender, com muita clareza, que a ansiedade, a depressão e outros sentimentos também decorrem de uma estrutura mental subconsciente.
De posse desses conhecimentos, vai-se levantar os dados da história do cliente em tratamento, sua própria história já pode revelar as possíveis causas desencadeadoras da ansiedade e da depressão. Em Parapsicologia, chamamos esse momento de compreensões conversacionais, onde cliente e Parapsicólogo fazem compreensões do verdadeiro fato que realmente causa os sintomas de ansiedade e depressão. Normalmente a origem é encontrada lá no período de gestação, processo de nascimento e primeira infância. Trabalhando a causa primária as outras dificuldades decorrentes dessas programações tendem também a desaparecerem.
VANTAGENS DO ATENDIMENTO COM A PARAPSICOLOGIA CLÍNICA
Diferente de outras ciências, a Parapsicologia Clinica tem como característica ser uma terapia breve, trabalha em torno de quatro a seis sessões, com resultados muito satisfatórios.
Na primeira sessão é feita a análise Parapsicológica, que dá ao cliente muitas informações a respeito da sua personalidade, dificuldades e facilidades em sua vida. Essa sessão é bastante importante, pois, é feita a análise dos dados de sua história, como a ordem de nascimento (cliente e seus irmãos) e igualmente dos pais, da vida intrauterina, nascimento, infância e vida adulta. É uma sessão de autoconhecimento e compreensões profundas e abrangentes, que dá ao cliente muitas respostas. Para um bom resultado é necessário fazer uma sessão dupla, o equivalente a 2 sessões, ou seja, 2 horas.
Ao término do primeiro encontro é definido como será a segunda sessão, que poderá ser de 1 ou 2 horas para complementar as análises e compreensões.
A terceira sessão normalmente é com hipnoterapia. Nesta, utiliza-se a técnica de hipnose e regressão de memória para facilitar o acesso às informações do subconsciente e fazer a reprogramação mental de fatos ou situações perturbadoras ou traumáticas que levam a pessoa a ter dificuldades nos dias atuais. A sessão de hipnoterapia poderá ser no segundo ou terceiro encontro, dependendo dos alcances da primeira sessão. A sessão de hipnoterapia tende a ser longa, em torno de 2 horas.
Entre as sessões é indicado um intervalo em torno de 15 dias.
Depois da sessão de hipnoterapia é agendada uma sessão (1 hora), 20 a 30 dias após, para avaliar os resultados e a continuidade dos atendimentos, caso seja necessário.
O PARAPSICÓLOGO – QUEM É
O Parapsicólogo é o cientista, o pesquisador que se dedica ao estudo da fenomenologia paranormal e também ao estudo da mente humana. Um profundo conhecedor da mente Humana e suas programações, facilitando o auxilio do cliente para superar seus desafios. Sendo um profissional preparado para trabalhar a causa do problema e não só o efeito e quando as informações equivocadas ou exageradas que causam o mal são corrigidas, os resultados são matemáticos. Sim, porque a mente é matemática, todo comportamento, sentimento ou resultados, positivos ou negativos geram comportamentos iguais em indivíduos diferentes, seguem um padrão de programações.
COMO SE TORNAR UM PARAPSICOLOGO CLINICO
Para se tornar um parapsicólogo clinico você precisa realizar um curso de formação em Parapsicologia Clinica e Hipnoterapia, esse curso tem a duração de 20 meses é todas as ferramentas para se tornar um terapeuta são oferecidos durante essa formação. Nesse curso ofertados pelo IPACSI o aluno é o primeiro laboratório, vivenciará situações que lhe proporcionará autoconhecimento e autodesenvolvimento, ou seja, você fará um mergulho na sua história, podendo se harmonizar com pessoas ou situações que impedem você de prosperar. Receberá ferramentas valiosas de atuação em si mesmo, e também no auxilio do outro.
IPACSI – QUEM SOMOS
O Instituto de Parapsicologia Científica Sistêmica – IPACSI (antigo IPAPPI Curitiba), há mais de duas décadas se notabiliza pelo destacado curso de pós graduação em Parapsicologia Clínica e Hipnoterapia formando profissionais de excelência, além de realizar milhares de atendimentos clínicos em sua sede.
Atualmente, com a nova denominação, IPACSI tendo mais autonomia e independência, busca novos e atuais conhecimentos e fundamentos científicos sobre a Parapsicologia, percebida ainda mais, como a ciência do presente e do futuro, pois nos dá condições de conhecer e de aprender a utilizar com sabedoria e a nosso favor, o que o ser humano tem de mais importante, o infinito “potencial mental”.
A Parapsicologia Científica chegou ao Brasil eivada de crendices e sincretismo religioso que lhes atribuíram um caráter doutrinário segundo suas crenças, descaracterizando a verdadeira ciência e, por isso, muitos a consideram pseudociência.
O IPACSI, há mais de 22 anos vem buscando aprofundar-se no conhecimento dessa ciência e ultimamente, numa condição mais autônoma e independente, com a força conjunta do seu corpo docente, dedica-se, a buscar cientistas de renome internacional que desenvolvem as mais avançadas pesquisas junto a grandes universidades, utilizando-se de tecnologia moderna, que confirma a existência do grande potencial mental de que todo ser humano é dotado, capaz de produzir fenômenos paranormais (positivos e negativos). É desse potencial mental que a Parapsicologia Científica, e, por consequência o IPACSI, se ocupa.
A Parapsicologia foi comprovada e experimentada cientificamente já há mais de um século. Desce Franz A. Mesmer, Carl Gustav Jung e outros, mas, especialmente por Joseph Bank Rhine, pai da Parapsicologia científica que, com quase três milhões de experimentos comprova que a paranormalidade é um poder natural presente em todos os seres humanos.
Os estudos de Rhine influenciaram Jung na elaboração dos conceitos de sincronicidade, que é outra maneira de Jung se referir aos fenômenos paranormais. Rhine e Jung trocaram dezenas de correspondências em que apresentavam um ao outro as novas descobertas que cada um fazia o que reforçou sobremaneira as evidências dos fenômenos paranormais.
A Dra Diane H. Powell, médica neurologista e psiquiatra, com artigos publicados em periódicos de neurociência e neuropsiquiatria, apresenta várias pesquisas em sua obra “Poderes Paranormais: como a ciência explica a Parapsicologia”, na qual embasa cientificamente a relação dos fenômenos parapsíquicos ou paranormais com o poder mental do ser humano.
Os estudos do grande cientista biólogo celular, Bruce Lipton, pai da epigenética reafirma cientificamente, que a estrutura mental, onde se forma a personalidade, não decorre somente da genética, mas, principalmente, do meio em que o indivíduo está inserido. São as evidências que a Parapsicologia, há muito tempo vem constatando em suas pesquisas e junto aos clientes nos atendimentos clínicos.
Dr. Joe Dispenza, médico, cientista e autor de best sellers, em sua obra “Como Se Tornar SOBRENATURAL” ensina como utilizar o nosso extraordinário potencial mental na nossa vida diária. Para tanto apresenta diversas técnicas de meditação para acessar níveis mentais superiores vivenciando experiências sobrenaturais.
Não poderíamos deixar de citar a Física Quântica como mais uma ciência que tem muito em comum com a Parapsicologia. Segundo Amit Goswami em sua obra “Consciência Quântica” p. 38, parafraseia Jung que disse: “mais cedo ou mais tarde, a psicologia e a física quântica iriam se unir…”. Observa-se que Parapsicologia, encontra subsídios na física quântica mediante ambas terem visões e percepções semelhantes em relação aos potenciais mentais e suas infinitas possibilidades.
Portanto, estudos mais recentes fundamentam com mais clareza e objetividade o funcionamento da mente humana, abrindo ainda mais possibilidades para que a Parapsicologia em sua ampla visão do ser humano, considerando seus aspectos culturais, hereditários, vida intrauterina, nascimento e infância, desenvolva técnicas cada vez mais eficazes na condução da programação e reprogramação mental, libertando as pessoas dos traumas, angústia, ansiedade, pânico, depressão, dificuldades de relacionamento e outros.
Por fim, o IPACSI tem por objetivo maior, cada vez mais preparar profissionais de excelência para que, como parapsicólogos clínicos e hipnoterapeutas possam propiciar à humanidade melhores condições de vida, felicidade e, através da prática clínica devolver às pessoas, dignidade e sabedoria para viverem a plenitude.
FONTES:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/depressao