É comum muitas pessoas jogarem os seus problemas para os outros.
No entanto, na verdade atraímos os desafios ou problemas que ainda precisamos para aprender e crescer com eles.
Costumo dizer que não devemos mais ter problemas! Nesse sentido, sugiro que você transforme o que vê como problema num desafio e desafio é oportunidade de vencer de novo, como tantas vezes você já venceu.
Se fizer uma retrospectiva em sua vida, vai perceber que tudo aquilo que enfrentou como problema, você venceu e superou.
No entanto, ainda assim, muitas vezes, você continua posando de vítima, lamentando e comentando como foi difícil aquela situação, sem perceber e valorizar a vitória que conquistou em cada ocasião.
Mude sua atitude mental!
Portanto, mude a mentalidade! Aceite e assuma os desafios que vem até você como necessários para o seu crescimento e tenha a certeza de que você é muito mais capaz do que pensava ser para resolver qualquer situação.
Além disso, a cada situação resolvida, você desenvolve um novo saber e, a partir do momento em que a mesma situação se apresentar, já não será mais problema, pois você já conhece o “caminho das pedras”.
Desse modo, você apenas revive a sensação da vitória já obtida anteriormente e vai subindo no nível de conhecimento, tornando a vida cada vez mais simples e fácil.
Então, entenda que tanto o problema como a solução cabem a você. Só o fato de encarar os desafios e a solução como seus faz com que tudo fique mais fácil. Afinal, você passa a não mais lamentar, culpar ou esperar que os outros resolvam o problema que é seu.
Por isso, sempre que atribuímos o problema aos outros e não o resolvemos, estamos adiando a solução e a satisfação da vitória e, em breve, a mesma situação se reapresentará para nós.
Portanto, não se faça pequeno, nem transforme pequenos desafios em grandes problemas; mas seja grato por sempre poder crescer em sabedoria a cada desafio vencido.