“Era uma vez um jovem que queria escalar uma montanha. Sabia que a jornada seria longa e difícil. Tomou uma mochila e, para não carregar muito peso, colocou dentro o mínimo necessário para a escalada e colocou-se a caminho. À medida que superava um obstáculo e alcançava um novo patamar, colocava uma pequena pedra na mochila para marcar aquela vitória. E assim foi subindo a montanha. Chegando lá no alto, retirou da mochila as pedras que simbolizavam as sucessivas vitórias da escalada e, com elas, fez uma pirâmide e chamou de Pirâmide do Sucesso. ”
Essa metáfora nos leva a refletir sobre nossa caminhada de vida. Em nossa trajetória, obtemos inúmeras vitórias, superações, pequenas e grandes conquistas e ótimos resultados.
No entanto, poucas vezes paramos para comemorar, reconhecer e valorizá-los. Pelo contrário, temos a tendência de supervalorizar os nossos fracassos e derrotas.
Valorize o que é bom!
É importante que nos assumamos como seres naturalmente falíveis. Ninguém é perfeito. Somos seres num processo de desenvolvimento, mas, em que pese nossas normais limitações, todos nós temos mais coisas positivas em nossa caminhada do que alguns equívocos e alguns tropeços.
Mesmo em nossas atitudes atrapalhadas ou falta de atitudes, não temos a intenção de falhar. São circunstâncias, momentos emocionais que nos levam a fazer coisas ou ter atitudes que não queríamos.
Portanto, vamos olhar a nossa vida como um todo. Reconhecer, sim, os pontos negativos, sem aumentá-los de tamanho!
Contudo, muito mais importante é percebermos, sentirmos e vibrarmos com as coisas boas e bonitas que ocorrem em nossa vida, com as quais podemos construir nossas Pirâmides do Sucesso.