Assim, da formiga ao elefante, todos têm um papel único e importante dentro do ecossistema, cada um na direção de vida preestabelecida. O ser humano, por outro lado, é muito complexo, com muitas possibilidades de direção de vida.
Então, cabe perguntar, para onde você caminha? Você dá direção à sua vida?
Na verdade, assim como os outros seres vivos, nós também não temos plena liberdade para direcionar a nossa vida.
A estrutura de personalidade de cada um de nós é resultado da somatória de programações herdadas de nossos ancestrais e das programações de vida intrauterina que, de acordo com o que a mãe vive, sente e experiencia durante a gestação do novo ser, vai estabelecer padrões de comportamento, sentimentos e atitudes do futuro adulto.
Deste modo, a estrutura de personalidade se complementa com o processo de nascimento, primeira infância, cultura e o meio em que se desenvolve.
O que você tem escolhido?
Por acaso, você que está lendo esse texto tomou alguma atitude, decidiu alguma coisa a favor ou contra você nas etapas acima citadas?
Até aqui somos o que os outros, o meio e a cultura preestabeleceram que fôssemos. Tudo isso está devidamente programado na mente subconsciente, que é a responsável por executar tudo o que acontece conosco. Então, onde está a nossa liberdade de direcionar a nossa vida?
Sabendo como funciona a mente, podendo programar e/ou reprogramar o subconsciente, podemos enfim, mudar a direção da nossa vida se não estamos satisfeitos com a direção para qual automaticamente caminhamos.
Uma coisa é certa: se eu ou você não dermos a direção que queremos à nossa vida, alguém vai dar. Ela segue uma direção já preestabelecida ou o meio, os interesses dos outros, os meios de comunicação, a cultura, a religião, a educação, a política, a sociedade, acabarão por definir a direção da nossa história de vida.
Portanto, busque conhecer-se melhor, saber como funciona a mente, as funções mentais, como funciona o consciente e o subconsciente, programando e/ou reprogramando o subconsciente, que executa tudo o que acontece conosco. Só assim, você será capaz de definir a melhor direção que quer dar à história da sua vida.
E você? Tem sido dono de sua própria história?