Quando a Parapsicologia passa a ser usada para fins terapêuticos, então, multiplicam-se as escolas, institutos e cursos de Parapsicologia Brasil afora.
E é aí que, às vezes, um conhecimento tão valioso, corre o risco de ser deturpado, empobrecido e tornado um produto apenas comercial, sem o compromisso maior de ajudar o ser humano a ser mais feliz.
Por isso queremos fazer algumas observações, constatações e alertas para que o público possa ter mais clareza em relação a Parapsicologia. Para tanto, nesse sentido, faço essa distinção entre o que estamos chamando de Parapsicologia Pura e Parapsicologia Hibrida.
Fenômenos paranormais como ponto de partida!
Chamamos de Parapsicologia Pura a linha que começa estudando os Fenômenos Paranormais que eram tidos – e ainda são por muitos – como oriundos do sobrenatural, produzidos por entidades ou forças do além.
No entanto, essa linha de Parapsicologia constata que esses fenômenos são produzidos pela própria mente humana muito perturbada, quando em situação de ameaça à sobrevivência por diversos motivos tais como a fome, a miséria, o espancamento, pais que brigam, etc.
Assim, diante de grande ameaça, o subconsciente dessa criatura desenvolve esses fenômenos como que num grito de socorro.
A partir dessa constatação, o fenômeno passa a ser visto, então, não como um problema, mas como uma proposta de solução para a pessoa em perigo. E, assim sendo, o fenômeno passa a ser entendido como resultante de um grande potencial mental em que a mente atua na transformação da matéria e produz fenômenos de percepção extra-sensorial.
Com esse entendimento, todo estudo que forma um profissional terapeuta através dessa linha de Parapsicologia, baseia-se no poder da mente, da paranormalidade de que todos somos dotados.
Assim, aprende-se a direcionar esse potencial paranormal subconsciente para que produza fenômenos paranormais positivos ao longo da vida do ser humano. Ou seja, para ter saúde inabalável, prosperidade, sucesso, segurança, bons relacionamentos, felicidade, dentre outros sentimentos, acima do normal. Portanto, resultados paranormais.
Outro aspecto fundamental, é que nessa linha de Parapsicologia, entende-se que tudo tem origem na função mental subconsciente: os fenômenos paranormais, os sentimentos, os comportamentos, as atitudes, a personalidade.
Portanto, todo o processo terapêutico é desenvolvido a partir da causa do problema, não atuando apenas em seu efeito.
Por isso, chamamos essa linha de Parapsicologia Científica e Independente, desenvolvida pelo Dr. Pedro Antônio Grisa, de Parapsicologia Pura.
Parapsicologia Pura e a Parapsicologia Híbrida
Por sua vez, muitas outras escolas têm em sua grade curricular uma grande variedade de disciplinas em que estudam as mais diversas Terapias Complementares.
Esse fato, em si, não é ruim, nem negativo e ajuda muito o ser humano no campo comportamental, porém, tende a não atuar na causa do problema, mas no efeito, não mudando a causa do comportamento ou sentimento de forma efetiva e definitiva como quando se muda a origem do mal.
Outra diferença importante que queremos levantar, é o fato de que, em geral, nessas escolas, atribui-se os problemas ao sobrenatural, como, alma penada, encosto, obsessores, etc. Para quem tem essa crença, é mesmo importante que se utilize esse conhecimento e esse método. Portanto, não é uma crítica e sim uma reflexão ou observação em relação às diferenças entre os tipos de estudos.
O fato dessas escolas estudarem essa diversidade de terapias, incluindo-as no estudo da Parapsicologia e não focando essencialmente a mente consciente e, principalmente, subconsciente como origem e solução de tudo que acontece com o ser humano é que entendo ser uma linha Hibrida de Parapsicologia.